• Sejam Bem-vindos ao Site do Curso de Ciências Contábeis da UFCA

27 de setembro de 2022 por

O que um contador faz

O contador desempenha um papel essencial na gestão financeira de empresas e instituições, cuidando de aspectos financeiros, econômicos, tributários e patrimoniais. Sua responsabilidade abrange diversas áreas, sendo ele o responsável por gerenciar as contas, analisar o desempenho financeiro, produzir relatórios e oferecer orientações valiosas aos empresários para auxiliá-los nas decisões estratégicas e garantir o funcionamento eficiente das organizações.

Uma das funções fundamentais do profissional de contabilidade é a elaboração e revisão do balanço contábil, que permite acompanhar a saúde financeira da empresa. Além disso, ele monitora e calcula lucros e gastos, elabora demonstrações contábeis detalhadas, traça projeções futuras e desenvolve orçamentos para auxiliar na gestão financeira.

O contador também desempenha um papel crucial em questões tributárias e fiscais, assegurando que a organização cumpra suas obrigações fiscais e determinando o regime tributário mais adequado.

Outra importante atribuição é a perícia (judicial ou extrajudicial) e a auditoria contábil, envolvendo um exame minucioso das atividades da empresa para identificar possíveis irregularidades e garantir a integridade financeira.

Onde ele atua

O profissional de contabilidade pode atuar na consultoria e assessoria contábil, prestando serviços tanto a indivíduos como a empresas. Desde 2010, para obter o registro profissional, é necessário ser aprovado no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

Quanto às oportunidades de trabalho, o contador possui um mercado amplo e diversificado. Ele pode ocupar posições em empresas, como planejador tributário, analista financeiro, contador gerencial e controller, responsável pela controladoria e pelo planejamento orçamentário da organização.

Além disso, há a possibilidade de abrir seu próprio escritório, atuando como auditor independente, consultor e perito contábil, ou trabalhar em ONGs. No setor público, o contador pode exercer cargos de auditor fiscal ou perito judicial. Ainda existe a opção de dedicar-se ao ensino, tornando-se professor e pesquisador em universidades.

Áreas de atuação e Mercado de Trabalho

No que diz respeito à formação, é importante que aqueles que desejam ingressar na área contábil tenham afinidade com Ciências Exatas. No entanto, a formação do contador abrange também Ciências Humanas, Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Estatística e Matemática. Disciplinas como Filosofia, Português, Psicologia e Sociologia também são estudadas durante a graduação.

O que o contador estuda

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis inclui matérias como Teoria Geral da Administração, Matemática Financeira e diversas disciplinas de Contabilidade, abrangendo tanto conceitos básicos quanto avançados. Após os primeiros semestres, os estudantes têm aulas de Legislação Tributária, Orçamento Público e Empresarial, Contabilidade Governamental, Gerencial e Internacional, Auditoria, Perícia Contábil, entre outras. No final do curso, realizam estágio supervisionado e uma monografia.

Deixe seu comentário